sábado, 4 de julho de 2009

Sesta do dia 1 de julho

A sesta e uma instituição local. Não poderia existir habito mais adequado ao clima. Andar na rua e absolutamente exaustivo. O sol e avassalador e não há praticamente como se esconder dele. Tenho entrevista com o embaixador as quatro horas e ele próprio me propôs a sesta quando eu sugeri um encontro as duas da tarde.
Voltei feliz para casa depois da minha primeira manha exploratória nas ruas da cidade. Tomar um banho e ligar o ar condicionado e um prazer impossível de descrever. Como não há prédios na cidade, também não há sombras que abriguem os pedestres. Onde uma arvore esboça uma trégua, la embaixo já haverão quatro ou cinco timorenses.
Depois de encontrar com Rui Pinto, um de meus “informantes”, no Hotel Timor, centro que congrega os internacionais, fui almoçar com a Kamila, a missionária brasileira. Procuramos antes, sem sucesso, o local de inscrição para o Congresso que participarei a partir de amanha. Isso significou idas e vindas no campus da Universidade, muito empobrecida, mas com boa estrutura e muitos estudantes. Para minha surpresa, descobri que existem 18 universidades em Dili, o que parece revelar um forte desejo de superar a sua condição de inclusão marginal do timorense.
Andando com a Kamila de um lado para o outro percebi como e importante falar o tetum para viver aqui. Seria a minha primeira medida se, como ela, eu tivesse o desprendimento de deixar o Brasil e vir sem perspectiva de retorno. No tetum, o principio elementar e o de uma comunidade familiar. As pessoas da mesma idade chamam-se de mano e mana. Os jovens quando referem-se aos mais velhos, da geração de seus pais, os chamam de mãe ou pai. E vice-versa. Os mais velhos chamam os jovens de filho. Lembrei das aulas de Platão e da fabula da cidade perfeita.

Um comentário:

  1. Excetuando-se a referência da "cidade perfeita", novamente não posso deixar de me lembrar daquele lugar que não devemos nomear quando vc fala do calor exaustivo e da sesta... Ops, o blog é sobre o Timor!

    ResponderExcluir